A prefeitura de Limeira começou a fazer exames de sangue para sorologia de capivaras que vivem no Parque Ecológico do Jardim do Lago.
O manejo para captura dos animais já tinha começado no último dia 21, e agora os exames são feitos de fato.
No local, vive um grupo de cerca de 40 capivaras. A intenção agora é verificar se elas carregam a bactéria causadora da febre maculosa. As amostras de sangue serão coletadas de 14 animais adultos.
Para os testes, os animais são sedados, microchipados e em seguida os veterinários fazem a coleta de sangue para o exame. Após a recuperação da sedação, as capivaras são novamente soltas na natureza.
A cidade registrou em março deste ano a morte de um jovem de 17 anos pela doença. Em julho, foi confirmada a morte de um idoso de 66 anos.
O manejo acontece após exigência da Justiça, que intimou a administração em junho desse ano a comprovar a realização desses exames.
Os exames serão encaminhados ao Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores, da Divisão de Controle de Zoonoses de São Paulo. O resultado fica pronto em 48 horas.
Em outubro de 2022, a Justiça tinha determinado que a administração municipal apresentasse um cronograma para a realização dos exames. Já no último dia 5, intimou a prefeitura a apresentar o resultado do exame de sorologia.