Comerciantes da praça da Basílica do Carmo, no Centro de Campinas estão preocupados com a água parada que tem se acumulado nas lixeiras subterrâneas existentes no local. A placa que deveria fazer a cobertura está furada, corroída pela ferrugem.
As lixeiras subterrâneas foram instaladas na praça Bento Quirino e no Largo do Rosário em 2013. Entretanto, foram desativadas pela prefeitura em 2019. Atualmente a opção fornecida pelo poder público é fazer o descarte de materiais orgânicos em lixeiras verdes espalhadas pela cidade. Existem também lixeiras para materiais recicláveis.
O comerciante Luiz Carlos Guidoti tem um quiosque há mais de cinco anos em frente à Basílica, ele conta que a situação preocupa devido ao medo da proliferação do mosquito da dengue.
Guidoti afirma que já entrou em contato com os órgãos responsáveis, mas não teve resposta.
Em nota a Prefeitura de Campinas afirmou que o Departamento de Limpeza Urbana fará uma vistoria no local nesta sexta (29), para tomar as providências de retirar a água do local e cobrir o buraco. Disse ainda que o DLU vai avaliar a troca da placa da base da lixeira. A população pode avisar de situações como esta por meio do telefone 156.
Posteriormente, os comerciantes entraram em contato com a CBN e informaram que uma equipe da prefeitura foi ao local e deu início ao trabalho para resolução do problema.