Mais de 60% dos usuários de droga em festas não sabe exatamente o que está usando

Foto: Reprodução/EPTV

Uma pesquisa feita pela Unicamp apontou que 63% das pessoas que consomem drogas em festas e festivais de música pelo Brasil podem não saber o que estão utilizando.

Durante um ano e quatro meses, os pesquisadores compareceram em 13 eventos diferentes coletando saliva de voluntários, que também precisaram responder um questionário informando o que haviam usado.

Quase 80% das amostras  tinham duas ou mais substâncias psicoativas. No caso dos festivais de música eletrônica a mistura era ainda mais comum. Em 27,3% havia três e em 24,7% havia quatro. Em 44,2% tinham duas e 27,3% tinham apenas uma.

Em 53,3% das 16 amostras de cocaína coletadas havia levamisol, um remédio para tratar verminose em humanos e animais. Nas festas de música eletrônica, isso ocorreu em 69,3% dos casos, além também das misturas com antidepressivos que foram identificadas.

Por fim, esse foi o primeiro estudo que rastreou o consumo de novas substâncias psicoativas no Brasil, como as drogas K. Apesar de apenas 5% dos voluntários reportarem o uso, a análise mostrou que esse tipo de entorpecente foi achado em 39,2% das amostras.

Essa ação faz parte do “Projeto Baco”. Neste ano, o projeto firmou uma parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do Ministério da Justiça, para mapear novas substâncias psicoativas em circulação no país

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.