Mudança de sistema para emissão de notas de MEI é automática

Foto: Divulgação

A partir deste mês, os microempreendedores individuais (MEIs) passam a emitir as notas de serviços pelo Portal Nacional de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, e não mais para os municípios. Em Campinas, a Secretaria de Finanças e a Casa do Empreendedor orientam os profissionais sobre a mudança, que causam muitas dúvidas. 

Mas segundo a coordenadora da Casa do Empreendedor do CPAT Campinas, Rachel Porto, não há motivo para preocupação, pois quem acessar a página da Prefeitura pela internet é encaminhado automaticamente para o sistema nacional.

Desde que a alteração foi feita, no último dia 1º, o sistema federal para a emissão de notas dos MEI apresenta instabilidade. Segundo a coordenadora municipal, o Governo Federal ainda não estipulou uma data para que se normalize, mas parte dos documentos já tem sido emitida.

A mudança de sistema não vai alterar o valor das notas emitidas pelos microempreendedores individuais, como explica Rachel Porto.

Para o empreendedor utilizar o sistema federal, é necessário fazer o cadastro da pessoa física ou jurídica no portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, acessar a conta e ajustar as configurações de primeiro acesso e, logo após, a emissão da nota estará liberada pelo site ou aplicativo.

Quem tiver dúvidas deve acessar os tutoriais ou entrar em contato com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Finanças ou da Casa do Empreendedor, no CPAT.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pais são presos após morte de bebê de dois meses em Campinas

Operação da PM contra o tráfico apreende drogas e mais de R$ 200 mil em dinheiro vivo

Personal trainer é agredido ao defender mulheres de assédio em bar de Águas de Lindóia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.