Não há idade para fazer atividade física e participar da Corrida Integração. Duvida?

Foto: Arquivo pessoal

Você já ouviu aquela expressão que nunca é tarde para começar alguma coisa? Então, na atividade física é a mesma coisa. Quero que você ouça essa história com atenção.

O aposentado Manoel Garcia Quintas tem 81 anos. Ele não costumava fazer nenhuma atividade, mas acabou tendo que fazer uma escolha forçada pela médica: ou mudava a alimentação e começava a se exercitar, ou teria que tomar um caminhão de remédios por dia.

Morando em Campinas, as passadas na Lagoa do Taquaral naturalmente o levariam para o caminho da Corrida Integração, promovida pela EPTV, e que celebra a 38ª edição no dia 24 de setembro. Manoel vai estar lá e vai fazer o percurso de 10km. E aí a gente perguntou se ele tem uma meta de tempo, vai que…

O percurso de 10km que o Manoel vai encarar passa pela Praça Arautos da Paz, Rua Vital Brasil, Av. Júlio Prestes, Av. Orosimbo Maia, R. Doutor José de Campos Novaes, Av. Barão de Itapura e Av. Dr. Heitor Penteado. Tem também a caminhada e a corrida de 5km, circulando só a Praça Arautos da Paz e Av. Dr. Heitor Penteado.

A Corrida Integração é um grande desafio para atletas amadores e profissionais, devido ao trajeto sinuoso e por oferecer um verdadeiro teste de resistência aos participantes.

Um teste que o vendedor autônomo Pedro Camargo, de 73 anos, conhece muito bem. A primeira edição que ele participou foi em 1986, quando a corrida completava três anos.

Naquele tempo, o percurso saía do Largo do Rosário, descia a Moraes Salles, Norte-Sul, Orosimbo Maia, dava a volta na Paula Bueno e voltava para a Glicério. Foi algo despretencioso. Mas ele gostou tanto que começou a levar a sério, e aí reuniu até um grupo de 15 pessoas que já corriam em volta da Lagoa do Taquaral.

Este ano ele já está preparado. Treinando forte, com o objetivo de reduzir o tempo que cumprido o percurso nos últimos anos. Em média, um atleta profissional cumpre o percurso entre 30 e 35 minutos. Amadores demoram entre 40 e 45 minutos. No ano passado, Altobeli Santos Silva venceu com tempo de 29m53s, e Jenifer Silva fez em 35m24seg.

São alguns incentivos para você… Então ouça o Pedro.

E aí eu repito o que falei no começo da reportagem. Se você pensa em fazer atividade física, mas acha que “passou do tempo”, acredite. Ainda não.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura e Rede Mário Gatti são condenadas por não higienizar uniformes do SAMU

Distrito do Ouro Verde celebra 10 anos com programação especial neste fim de semana

Acidentes provocam congestionamento e deixam feridos no Anel Viário em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.