Sem banheiros públicos comerciantes e frequentadores passam sufoco

Guilherme Leal/CBN Campinas

Falta de banheiros públicos no Centro de Campinas tem gerado reclamações. Frequentadores e comerciantes tem que se desdobrar pra conseguir um sanitário disponível para ser utilizado.

Quem precisa utilizar um banheiro público no centro de Campinas pode passar literalmente por um aperto. É que o principal espaço reservado para sanitários gratuitos, instalado na rua 13 de Maio, está fechado. De acordo com a prefeitura, a previsão é que ele seja reaberto na sexta-feira (22).

Nesta terça-feira (19), porém, a CBN visitou a região do calçadão da 13 de Maio e ouviu comerciantes e frequentadores. Eles reclamam principalmente do fechamento dos banheiros públicos. O aposentado João Alves conta que dá última vez que precisou usar o banheiro teve que se segurar até chegar na rodoviária.

A comerciante Andrea da Costa tem um quiosque na área de alimentação bem próxima aos banheiros. Ela diz que a situação é difícil para quem trabalha como autônomo no centro, já que precisam depender da boa vontade de outros empresários.

Andréa destaca, porém, a situação dos moradores de rua que, por não encontrarem espaço adequado, acabam utilizando o calçadão como banheiro. Uma situação que prejudica a todos.

O Ministério Público também chamou atenção para esta realidade. Na semana passada o MP fez uma recomendação à Prefeitura de Campinas para que seja feito um mapeamento dos locais onde há maior concentração de pessoas em situação de rua durante o período noturno, e que nesses locais sejam instalados sanitários para atender este público no período entre 22h até as 7h do dia seguinte.

Segundo a recomendação, que foi expedida pelo promotor Daniel Zulian, o objetivo é garantir a oferta de banheiros para a população em situação de rua em Campinas, sobretudo no período noturno, em razão da ausência de funcionamento de outros banheiros de acesso público nesse período.

Sobre a reforma dos banheiros do centro, a prefeitura explicou que está finalizando a reforma dos sanitários que foram quebrados e inutilizados recentemente por atos de vandalismo. Todo trabalho teve início em 3 de agosto.

A previsão é que todo trabalho seja concluído até sexta-feira da próxima semana, dia 22 de setembro. Ainda conforme o município, a reforma custou R$ 80 mil aos cofres públicos já que tudo precisou ser trocado. Os banheiros do Centro foram inaugurados em 17 de dezembro de 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitos da RMC aprovam projeto de moradia para pessoas em situação de rua

Polícia apreende máquinas de jogos de azar em restaurante de Campinas após denúncia

Câmara de Campinas vota projeto que institui Semana do Climatério no município

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.