Falta de banheiros públicos no Centro de Campinas tem gerado reclamações. Frequentadores e comerciantes tem que se desdobrar pra conseguir um sanitário disponível para ser utilizado.
Quem precisa utilizar um banheiro público no centro de Campinas pode passar literalmente por um aperto. É que o principal espaço reservado para sanitários gratuitos, instalado na rua 13 de Maio, está fechado. De acordo com a prefeitura, a previsão é que ele seja reaberto na sexta-feira (22).
Nesta terça-feira (19), porém, a CBN visitou a região do calçadão da 13 de Maio e ouviu comerciantes e frequentadores. Eles reclamam principalmente do fechamento dos banheiros públicos. O aposentado João Alves conta que dá última vez que precisou usar o banheiro teve que se segurar até chegar na rodoviária.
A comerciante Andrea da Costa tem um quiosque na área de alimentação bem próxima aos banheiros. Ela diz que a situação é difícil para quem trabalha como autônomo no centro, já que precisam depender da boa vontade de outros empresários.
Andréa destaca, porém, a situação dos moradores de rua que, por não encontrarem espaço adequado, acabam utilizando o calçadão como banheiro. Uma situação que prejudica a todos.
O Ministério Público também chamou atenção para esta realidade. Na semana passada o MP fez uma recomendação à Prefeitura de Campinas para que seja feito um mapeamento dos locais onde há maior concentração de pessoas em situação de rua durante o período noturno, e que nesses locais sejam instalados sanitários para atender este público no período entre 22h até as 7h do dia seguinte.
Segundo a recomendação, que foi expedida pelo promotor Daniel Zulian, o objetivo é garantir a oferta de banheiros para a população em situação de rua em Campinas, sobretudo no período noturno, em razão da ausência de funcionamento de outros banheiros de acesso público nesse período.
Sobre a reforma dos banheiros do centro, a prefeitura explicou que está finalizando a reforma dos sanitários que foram quebrados e inutilizados recentemente por atos de vandalismo. Todo trabalho teve início em 3 de agosto.
A previsão é que todo trabalho seja concluído até sexta-feira da próxima semana, dia 22 de setembro. Ainda conforme o município, a reforma custou R$ 80 mil aos cofres públicos já que tudo precisou ser trocado. Os banheiros do Centro foram inaugurados em 17 de dezembro de 2019.