A Confederação Brasileira de Basquete divulgou as convocadas para os jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. A armadora Bia, a ala Cacá e a pivô Licinara que defendem a equipe do Unimed Campinas Basquete estão na lista.
Licinara voltou as quadras nos playoffs finais da LBF após ficar quase um ano fora das quadras por causa de uma lesão no joelho. A pivô foi uma das principais jogadores do time campineira na reta final da Liga de Basquete Feminino 2023.
Cacá foi a quinta maior pontuadora da LBF com média de 14,89 pontos por jogo e média de 5,16 assistências. A armadora Bia também foi um dos destaques da equipe na competição nacional com média de 10,6 pontos, 5,3 rebotes e 4,2 assistências.
O técnico João Camargo, que faz parte da comissão permanente da seleção, convocou 12 atletas para os treinos que começam no dia 13 de outubro. Ao contrário da AmeriCupW, quando o Brasil foi campeão em julho, por não ser um torneio “Data FIBA”, a convocação conta com jogadoras que atuam no basquete nacional, pois os clubes de fora do país não tem a obrigação de liberar as atletas.
Os Jogos Pan-Americanos do Chile 2023 acontecem entre os dias 25 de outubro a 4 de novembro, na cidade de Santiago. A Seleção Brasileira de Basquete vai em busca do bicampeonato, já que o Brasil venceu a competição em Lima 2019.
Veja as convocadas:
Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Maria Albiero – Ituano
Ana Beatriz Oliveira – Unimed/Campinas
Alas
Carina dos Santos – Unimed/Campinas
Gabriella Soares – SESI/Araraquara
Leila Zabani – Ituano
Emanuely de Oliveira – SESI/Araraquara
Pivôs
Vanessa Sassá – Santo André
Aline Moura – SESI/Araraquara
Licinara Bispo – Unimed/Campinas
Érika de Souza
Mariana Dias – Ituano
Técnico
João Camargo