Nem o forte calor do início da manhã desta segunda-feira (30) foi capaz de diminuir a vontade dos campineiros de acertar as contas. Centenas de pessoas foram até a praça da catedral metropolitana em busca de um acordo.
A pensionista Roseli Nunes foi até o local negociar uma dívida que ela não consegue pagar há três anos.
Já a secretária Celi Donizete buscou atendimento para regularizar uma pendência, mas acabou descobrindo que está sendo cobrada por um débito que ela nem sabia.
A ação para renegociar dívidas é promovida pela Acordo Certo em parceria com a prefeitura de Campinas e a Associação Comercial da cidade. Segundo a consultoria, mais de 1 milhão de moradores da região possuem dívidas que poderão ser renegociadas com até 99% de desconto sobre juros e multas. Para participar é só apresentar um documento pessoal com foto. O atendimento é feito por ordem de chegada.
Fernando Iodice, presidente da instituição, explica quais débitos poderão ser renegociados. O prefeito Dário Saadi esteve no local e disse que a pandemia de Covid-19 deixou marcas também na economia das famílias e que iniciativas como essas são fundamentais.
Em Campinas a ação acontece até a próxima quarta-feira, das 8h às 18h, na praça em frente à Catedral. Também haverá ações em Limeira, Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré. Mais detalhes sobre horários e locais podem ser conseguidos nos sites das associações comerciais de cada cidade.