Crescem os processos trabalhistas na Justiça e TRT promove workshop de conciliação

Foto: Arquivo CBN

O número de processos trabalhistas cresceu 10% no ano passado, em relação ao ano anterior. Os dados são do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Diante do cenário, o TRT está implantando o projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” para desenvolver a cultura da conciliação como metodologia para a solução de conflitos judiciais envolvendo capital e trabalho. O projeto promove workshops com orientações para o empresariado local, advogados, trabalhadores e representantes. A ação conta com parceria do CIESP e aconteceu pela primeira vez, em Campinas, nesta sexta-feira (6).

O desembargador e presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, diz que a meta do serviço é evitar que o conflito vire um longo processo na justiça.

Em seis edições do projeto, iniciado em julho de 2022, foram realizadas audiências com índice de conciliação de 50%.

Rafael Cervone, presidente do CIESP e 1º vice-presidente da FIESP, diz que a mudança oferece mais previsibilidade ao trabalhador e empresa. Além de reduzir custos dos processos na justiça.

Após as ações, são realizadas audiências públicas para mobilização da comunidade em geral e agendadas rodadas de conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Para quem deseja dar início ao processo conciliatório, é necessário preencher dados no site do TRT, na aba Serviços/Conciliar.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitos da RMC aprovam projeto de moradia para pessoas em situação de rua

Polícia apreende máquinas de jogos de azar em restaurante de Campinas após denúncia

Câmara de Campinas vota projeto que institui Semana do Climatério no município

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.