O número de processos trabalhistas cresceu 10% no ano passado, em relação ao ano anterior. Os dados são do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Diante do cenário, o TRT está implantando o projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” para desenvolver a cultura da conciliação como metodologia para a solução de conflitos judiciais envolvendo capital e trabalho. O projeto promove workshops com orientações para o empresariado local, advogados, trabalhadores e representantes. A ação conta com parceria do CIESP e aconteceu pela primeira vez, em Campinas, nesta sexta-feira (6).
O desembargador e presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, diz que a meta do serviço é evitar que o conflito vire um longo processo na justiça.
Em seis edições do projeto, iniciado em julho de 2022, foram realizadas audiências com índice de conciliação de 50%.
Rafael Cervone, presidente do CIESP e 1º vice-presidente da FIESP, diz que a mudança oferece mais previsibilidade ao trabalhador e empresa. Além de reduzir custos dos processos na justiça.
Após as ações, são realizadas audiências públicas para mobilização da comunidade em geral e agendadas rodadas de conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
Para quem deseja dar início ao processo conciliatório, é necessário preencher dados no site do TRT, na aba Serviços/Conciliar.