As delegacias de polícia do Estado de São Paulo contam a partir de agora com um serviço online de intérpretes de libras para que pessoas com surdez possam ser atendidas pelos policiais que não conhecem a Linguagem Brasileira de Sinais. Segundo a assessoria do estado, o sistema já está disponível também nos municípios do interior, incluindo Campinas.
O projeto ‘São Paulo São Libras’ foi anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo ele, o objetivo é facilitar a comunicação com deficientes auditivos.
A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai implementar o atendimento inclusivo às mais de 469 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.
O Secretário Estadual, Marcos da Costa contou que o serviço será em tempo real. A plataforma online poderá ser acessada para solicitar a assistência por vídeo de um intérprete de Libras. O intérprete fará a comunicação com as pessoas surdas e informará ao atendente o que está sendo conversado.
A central vai funcionar em tempo integral com uma equipe de aproximadamente 100 intérpretes de Libras habilitados e com experiência na interpretação simultânea.