Em Campinas, ministra da Saúde anuncia aumento de verbas para o HC

Foto: Antoninho Perri/Unicamp

O aumento do teto financeiro para procedimentos de média e alta complexidade realizados no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciado nesta sexta-feira (27) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Serão repassados R$ 67,8 milhões por ano, com pagamentos em parcelas mensais de aproximadamente R$ 5,6 milhões.

O valor não era reajustado desde 2012, e foi revisto após uma proposta feita pelo HC junto ao Ministério da Saúde, prevendo um aumento na demanda de toda a linha de cuidados para pacientes oncológicos. A ideia é ampliar o número de atendimentos para esse público. As tratativas, segundo a Unicamp, começaram há alguns meses. Antes de chegar ao ministério, a proposta teve que ser aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde.

A notícia foi divulgada pela ministra durante uma visita à universidade para o 47º encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Nísia Trindade afirmou que o aumento beneficia pacientes de toda a região, e reforça as ações de colaboração que a Unicamp e o Ministério da Saúde já fazem por meio de programas nacionais, como o de redução de filas para cirurgias, atendimentos a pacientes oncológicos e ações na área de neonatologia.

No HC, a ministra também visitou o Centro de Oncologia e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, e conversou com médicos e servidores, além de se reunir com vários professores e autoridades da universidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.