Moradores e comerciantes do Jardim Santana e do Jardim Proença, em diferentes regiões de Campinas, alertam sobre a ação de quadrilhas que invadem casas e comércios durante a madrugada. As vítimas relatam que os crimes são muito semelhantes, e acreditam se tratar da mesma quadrilha.
O caso mais recente aconteceu na madrugada da última quinta-feira (19) no bairro Jardim Santana, em Campinas. Dois criminosos invadiram um prédio de salas comerciais após arrombarem o portão de entrada. Toda a ação dos bandidos foi registrada por câmeras de segurança.
Dois bandidos encapuzados forçaram a grade da porta de entrada do prédio. Logo que eles entram no prédio, a imagem de dentro mostra um deles quebrando uma câmera de segurança. Enquanto isso, outro consegue arrombar a porta de uma das salas. Em menos de 10 minutos, os criminosos fugiram levando três notebooks. Ninguém foi preso até agora, e o caso é investigado pela Polícia Civil.
Ações semelhantes têm acontecido no Jardim Proença, especialmente em empresas e comércios da Avenida Arlindo Joaquim de Lemos. Um empresário, que preferiu não se identificar, conta que arrombamentos seguidos de furtos durante a madrugada têm sido frequentes na região.
Os empresários têm tido até dificuldades para contratar seguros e sistemas de monitoramento. Os serviços estão mais caros na região por conta do alto índice de roubos e furtos. Marcelo Soares, proprietário de um restaurante no Jardim Proença, conta que já foi assaltado várias vezes.
Em nota, a Guarda Municipal de Campinas informou que está ciente dos casos, e que as equipes de inteligência estão trabalhando para identificar os suspeitos. Além disso, a corporação já reforçou o patrulhamento na região. A CBN também questionou a Polícia Militar sobre os crimes, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.