Mais de 60 mil toneladas de lixo foram retiradas no Parque Floresta em apenas 1 dia

Foto: Fernanda Sunega/PMC

A Prefeitura de Campinas removeu quase 63 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente e visitou quase 4 mil imóveis durante a ação de mobilização contra dengue, zika e chikungunya feita no Parque Floresta, na região do Campo Grande.

A ação aconteceu no último sábado, mas o balanço só foi divulgado na tarde desta segunda-feira, até pela quantidade de materiais que foram retirados.

Segundo o painel interativo de casos de arboviroses de Campinas, a cidade tem 9.834 casos confirmados da doença este ano, com duas mortes.

Nas últimas cinco semanas, o número de casos em investigação por dengue cresceu. Isso aconteceu no mesmo período em que chuvas foram registradas na cidade.

Observando as regiões de Campinas, a Sudoeste (região dos DICs e Campo Belo) e Noroeste (onde está o Pq. Floresta e Campo Grande) estão com números praticamente parecidos de casos: 2290 em cada área.

Outra doença também transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, a chikungunya, tem número de casos estabilizado aqui em Campinas. Ainda conforme o painel interativo, 11 pessoas tiveram a doença, mas todas se recuperaram. O último caso foi registrado em julho.

A cidade não tem casos de zika vírus em 2023.

Para tentar combater o avanço das doenças, a prefeitura disse que intensifica ações de combate e prevenção à dengue no município, com eliminação de criadouros, ações educativas e de mobilização da sociedade e organização e limpeza da cidade.

Porém, essa é uma questão que vai além do poder público: é preciso que nós façamos nossa parte. As pessoas precisam eliminar tudo o que possa acumular água e dar a destinação correta ao lixo.

Entre as medidas para evitar a reprodução do inseto, estão evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.