Ministério Público pede manejo adequado de árvores no Taquaral

Foto: Valéria Hein

Dias depois de concluir o inquérito sobre o manejo de árvores no Bosque dos Jequitibás, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública pedindo que a prefeitura de Campinas adote mecanismos para melhorar a gestão da Lagoa do Taquaral no que diz respeito às árvores e preservação das funções ecológicas e recreativas da área.

Para o MP, é necessário que o município adote medidas voltadas à preservação da integridade física dos usuários do parque, levando em consideração que o Taquaral recebe eventos artísticos, culturais e de lazer.

O pedido foi feito após o inquérito civil instaurado depois da queda do eucalipto que matou a menina Isabela Fermino, de 7 anos, e deixou duas pessoas feridas, em janeiro.

‌A ação foi levada para o poder Judiciário, e pede a elaboração de um inventário detalhado das árvores localizadas no espaço e a fixação de indenização, no valor de R$ 2 milhões, por danos morais coletivos referentes aos constantes riscos à saúde, à vida e à integridade física da população de Campinas em razão do descumprimento das normas de manejo adequado da arborização urbana no município.

Em nota, a prefeitura disse estranhar a ação do Ministério Público, e informou que o manejo de árvores foi feito após a realização de laudos técnicos e que o eucalipto que caiu estava saudável.

O inventário das árvores da Lagoa do Taquaral já foi concluído, de acordo com a administração. Árvores exóticas foram substituídas por mudas de espécies nativas.

Ainda conforme a prefeitura, cerca de 43 mil árvores já foram catalogadas nos bairros Chapadão, Taquaral, Chácaras Primavera, Bonfim e região. O inventário das árvores em outras regiões da cidade continua em andamento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.