PF de Campinas entrega primeiro passaporte do novo modelo no Brasil

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

O primeiro modelo do novo passaporte brasileiro foi entregue em Campinas nesta sexta-feira (6), na sede da Polícia Federal. O documento começou a ser emitido na última terça-feira (3) e tem imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta, além de mais marcas d’água nas páginas, com figuras que representam a flora e a fauna brasileiras. Segundo o delegado chefe da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza, as mudanças oferecem mais segurança contra fraudes.

Marília Lessi Machado Torres recebeu o passaporte número 1. A primeira emissão foi realizada em Campinas por conta de um algoritmo do sistema, que buscou o morador com o recolhimento de taxa mais antigo.

A última grande atualização do documento foi em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, com prazo de validade ampliado para 10 anos. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024. 

O valor para emissão continua o mesmo: R$ 257,25, com validade de 10 anos. A troca de passaporte para o novo não será obrigatória, e só é necessária quando o documento vencer.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Falta d’água em Americana: nível dos reservatórios aumenta pouco, mas longe do ideal

Após quase dez anos fechado, Clube Cultura reabre com aulas de artes marciais em Campinas

Quatro mulheres acusam vereador de Piracicaba de crimes sexuais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.