Procura por tratamento contra tabagismo cresce 70% em Campinas

Imagem: Pixabay

Entre janeiro e agosto de 2023, o número de pessoas que procuraram pelo Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde de Campinas aumentou 70%, superando o total de pacientes que procuraram pelo serviço em 2022. Foram 853 atendimentos nos oito primeiros meses deste ano, contra 800 durante todo o ano passado. Marina de Andrade Perina, coordenadora interina do programa, conta o que desperta o interesse dos pacientes em largar o vício do cigarro.

Aos que desejam parar de fumar, o programa oferece base e segurança para que o vício não retorne. A aposentada Cleusa dos Reis Rodrigues participou do grupo em 2019, e em apenas dois meses largou o cigarro.

Em Campinas, o serviço está disponível gratuitamente em 34 dos 67 postos de saúde. O grupo antitabagismo tem reunião semanais de pelo menos 1 hora, com médico, farmacêuticos, psicólogos e agentes de saúde. Os profissionais passam por um treinamento na Unicamp para realizar as sessões.

Também é oferecido o tratamento com medicamentos distribuídos na própria farmácia das unidades de saúde, como adesivo e goma de mascar de nicotina, além de antidepressivos para ansiedade.

A Secretaria de Saúde destaca que os benefícios para quem para de fumar já são sentidos em questão de horas. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; em 2 horas, não há mais nicotina no sangue; em 8 horas, o nível de oxigênio se normaliza; e de 12 a 24 horas, os pulmões funcionam melhor. Por fim, após um 1 ano, o risco de morte por infarto diminui, e de 5 a 10 anos, risco de infarto de umex-fumante é igual ao de quem nunca fumou.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.