Procura por tratamento contra tabagismo cresce 70% em Campinas

Imagem: Pixabay

Entre janeiro e agosto de 2023, o número de pessoas que procuraram pelo Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde de Campinas aumentou 70%, superando o total de pacientes que procuraram pelo serviço em 2022. Foram 853 atendimentos nos oito primeiros meses deste ano, contra 800 durante todo o ano passado. Marina de Andrade Perina, coordenadora interina do programa, conta o que desperta o interesse dos pacientes em largar o vício do cigarro.

Aos que desejam parar de fumar, o programa oferece base e segurança para que o vício não retorne. A aposentada Cleusa dos Reis Rodrigues participou do grupo em 2019, e em apenas dois meses largou o cigarro.

Em Campinas, o serviço está disponível gratuitamente em 34 dos 67 postos de saúde. O grupo antitabagismo tem reunião semanais de pelo menos 1 hora, com médico, farmacêuticos, psicólogos e agentes de saúde. Os profissionais passam por um treinamento na Unicamp para realizar as sessões.

Também é oferecido o tratamento com medicamentos distribuídos na própria farmácia das unidades de saúde, como adesivo e goma de mascar de nicotina, além de antidepressivos para ansiedade.

A Secretaria de Saúde destaca que os benefícios para quem para de fumar já são sentidos em questão de horas. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; em 2 horas, não há mais nicotina no sangue; em 8 horas, o nível de oxigênio se normaliza; e de 12 a 24 horas, os pulmões funcionam melhor. Por fim, após um 1 ano, o risco de morte por infarto diminui, e de 5 a 10 anos, risco de infarto de umex-fumante é igual ao de quem nunca fumou.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hospital Irmãos Penteado

Ministério Público investiga desvios de emendas parlamentares para Irmandade de Misericórdia de Campinas

Polícia Federal investiga fraude na importação de celulares em Viracopos

Vereadora de Campinas detida por Israel já teria sido deportada para Jordânia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.