Av. das Amoreiras é recordista em multas por uso irregular de faixas de ônibus

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

A Avenida das Amoreiras, uma das principais de Campinas, é recordista em multas pelo uso irregular das faixas exclusivas para ônibus. Até novembro deste ano, de acordo com um levantamento feito pela EPTV, afiliada da TV Globo, 1.108 motoristas foram multados por cometerem a infração.

Entre o cruzamento da via com a Avenida Mirandópolis, ao lado da Estação Anhanguera, no corredor do BRT, a reportagem da CBN flagrou vários carros e motos usando a faixa exclusiva em alta velocidade para fazer ultrapassagens e passar no sinal verde.

Luiz Vicente de Melo Filho, especialista em Mobilidade Urbana, afirma que a faixa exclusiva tem o objetivo de incentivar as pessoas a utilizarem o transporte coletivo, mas alerta para o risco de acidente, principalmente com motociclistas, quando há o desrespeito às faixas exclusivas para o transporte coletivo. As motos ‘compartilhando’ o espaço com os ônibus potencializam o risco de acidentes.

A fiscalização dos corredores é feita por agentes de mobilidade urbana da Emdec, empresa responsável pelo trânsito em Campinas, mas o especialista aponta que a instalação de radares nos pontos de gargalo também é necessária como medida preventiva.

Depois da Avenida das Amoreiras, a Avenida John Boyd Dunlop é o segundo local com mais registros de uso irregular das faixas exclusivas para ônibus, com 657 autuações. A terceira via com mais motoristas multados pela infração é a Ruy Rodriguez, com 201 multas. As três vias com mais autuações contam com corredores do BRT.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar em faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima. O motorista perde 7 pontos na CNH e a multa é de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.