CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas conta com 4 mil pedidos represados para manejo de árvores; prefeitura anuncia medidas

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (29) medidas para ampliar o serviço de podas e retiradas de árvores na cidade. O telefone 156 recebe por mês mil pedidos para

Campinas conta com 4 mil pedidos represados para manejo de árvores; prefeitura anuncia medidas
Foto: Firmino Piton/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (29) medidas para ampliar o serviço de podas e retiradas de árvores na cidade.

O telefone 156 recebe por mês mil pedidos para estes serviços. Os números aumentam até 50% em dias de chuva. Além disso, a prefeitura também apontou uma demanda represada de 4 mil pedidos.

Entre as ações anunciadas, o aumento de equipes para o manejo de árvores, incluindo grupos específicos para o serviço em escolas.

Hoje são 7 equipes, com total de 70 funcionários. Com a ampliação, serão 29 equipes, com 274 funcionários. Sendo 16 para a Secretaria de Serviços Públicos e 13 para a Secretaria da Educação.

O Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, afirmou que a medida acontece para amenizar os transtornos provocados pelas fortes chuvas, além de suprir a demanda de solicitações ao setor.

Entre eles, está uma parceria com a CPFL Paulista. A companhia vai poder realizar o manejo de árvores condenadas abaixo de fios elétricos.

Já foram identificadas 350 espécies nesta situação, por meio de laudo técnico, e os trabalhos devem acontecer em 6 meses, segundo Roberto Sartori, presidente da CPFL Paulista.

Campinas também deve contar com o contrato regular de exames de tomografia fitossanitária nas árvores. O serviço ajuda a identificar possíveis problemas invisíveis às analises visual e laboratorial. A expectativa é realizar 30 exames por mês e contar com uma equipe de seis técnicos para avaliações.

Anteriormente, a ferramenta era contratada pontualmente. Entre as demandas, a reabertura do Taquaral e do Bosque dos Jequitibás. Além da análise do jequitibá-rosa do Paço Municipal, após ele ser atingido por raio.

Uma equipe específica para o serviço de escalada também deve ser implantada,  com 8 profissionais para o manejo de árvores. O objetivo é chegar até espaços inacessíveis para caminhões por conta de terreno ou proximidade entre árvores.

Compartilhe

Conteúdos