A Defesa Civil de Campinas decretou Estado de Alerta no município depois de registrar 37,3ºC no início da tarde desta segunda-feira. O município entra nesse estágio quando a temperatura fica acima de 37 °C.
O Boletim Meteorológico emitido pelo Cepagri/Unicamp aponta que o tempo segue quente e seco. A temperatura máxima está prevista em 38ºC, e a umidade relativa do ar mínima fica em torno ou um pouco abaixo de 20%, nesta segunda-feira, 13.
Neste domingo, ainda segundo o Cepagri, a temperatura chegou a 37,4ºC, sendo a mais elevada para o mês de novembro, desde 1990, quando teve início a medição pelo Centro de Pesquisas.
A Defesa Civil orienta que as pessoas mantenham hidratação regular e abundante (exceto bebidas alcoólicas, que causam desidratação), umidifiquem o ambiente, evitem exposição direta à radiação solar entre 10h e 16h. Também deve-se evitar exercícios físicos nas horas mais quentes e prestar atenção quanto a sintomas de mal-estar. Além disso, procure locais frescos, ventilados, preferencialmente com algum sistema de refrigeração e à sombra.