Campinas inicia campanha ‘Novembro Azul’ neste domingo (5)

Imagem: Pixabay

Campinas abre na tarde deste domingo (5) a programação da campanha do Novembro Azul , com o tema “Prevenção é para os fortes”. O lançamento será às 16h, na final do Campeonato de Futsal Society Masculino da Olimpíadas dos Servidores Municipais. Durante a partida, o público terá acesso às estações de cuidado para medir pressão arterial, verificar a glicemia, fazer auriculoterapia e conferir outros serviços.

O propósito da campanha na cidade é promover, até o fim do mês, trabalhos estratégicos para envolver os homens em ações preventivas e de promoção da saúde para aproximá-los das unidades de saúde em cada território.

A agenda de eventos terá enfoque nos seguintes temas: saúde mental, prevenção do câncer de próstata e colorretal, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violência e acidentes, vacinação, além da promoção de hábitos saudáveis como forma de aproximação e vinculação com os homens do território.

A cidade registra uma média de 540 casos de câncer de próstata por ano, portanto, uma incidência de 94,8 registros da doença para cada grupo com 100 mil homens. As reduções deste indicador e o de mortalidade por complicações da enfermidade passam pelo incentivo à população masculina para adoção de hábitos saudáveis e a promoção do autocuidado.

Além de reforçar o movimento mundial sobre ações preventivas e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a saúde integral do homem ao destacar hábitos e cuidados que promovem a qualidade de vida e servem para a prevenção contra uma série de doenças.

A ideia é incentivar e fortalecer a disposição dos moradores para autocuidado, uma vez que os hábitos saudáveis podem minimizar riscos para a maioria das doenças, incluindo o câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, anualmente, no triênio 2023-2025.

Entre as neoplasias (câncer) malignas que mais afetam os homens, além da próstata, estão as que atingem os pulmões, estômago, fígado e vias da traqueia. Doenças como infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) – além de fatores externos (como acidentes e violência) – também estão entre as patologias que mais incidem sobre o público masculino.

Fatores de risco

 Idade: o risco aumenta com o avanço da idade e, no Brasil, nove em cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata tem 55 anos ou mais.

 Histórico de câncer na família: homens que o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.

• Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Prevenção

• Ter uma alimentação saudável.

• Manter o peso corporal adequado.

• Praticar atividade física.

• Não fumar.

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.