Campinas solicitou uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para discutir a ampliação de vagas para a hemodiálise na cidade. Por se tratar de um procedimento de alta complexidade, é responsabilidade do Estado ofertar o tratamento.
Apesar disso, são disponibilizadas 253 vagas no SUS municipal por meio de convênios com o Hospital da PUC e a Beneficência Portuguesa, espaços que já estão 100% ocupados.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, somente neste ano, 577 pacientes começaram o tratamento de hemodiálise no Departamento Regional de Saúde de Campinas, mas não informaram o número de pessoas na fila.
A média mensal de solicitações de janeiro a outubro deste ano foi de 28,5. Antes da pandemia, o índice era de 15,6.
E para não desassistir os pacientes, a alternativa está sendo internar as pessoas para que elas recebam o tratamento nos hospitais.
Campinas é uma referência em Saúde e, por isso, recebe muitos pacientes de outros municípios. Neste momento, 18 pessoas estão internadas em leitos municipais para realizar o procedimento, sendo 11 pacientes de Campinas e sete de outras cidades.
Em Vinhedo, por exemplo, a cidade não oferece esse serviço. Os pacientes são levados para Jundiaí, Valinhos, Bragança Paulista, Sumaré e Campinas. Ao todo, são 39 pacientes de Vinhedo que recebem tratamento de hemodiálise em outras cidades, sendo 20 só em Campinas.
A Raquel Castellani mora na cidade e teve um caso na família. Ela explica que o pai dela, de 81 anos, conseguiu uma vaga depois de três meses de espera. Ao todo ele passou quase 80 dias internado.
Eram 18 pessoas na frente do pai de Raquel. E após tanto tempo de espera e angústia, ela decidiu partir para uma outra alternativa, as clínicas particulares. Apesar de cada sessão custar mais de R$ 400, ela está aliviada, já que seu pai deve começar o tratamento ainda nesta semana.
Dos 39 pacientes de Vinhedo que são atendidos em outras cidades, sete recebem tratamento em Jundiaí, seis em Sumaré, cinco em Valinhos e um em Bragança Paulista, além dos 20 em Campinas.