Ouça ao vivo

Campinas tem, em 2023, 6ª maior epidemia de dengue da história

Foto: Arquivo/ CBN Campinas

A cidade de Campinas ultrapassou a marca de 10 mil casos de dengue em 2023, e já está na 6ª maior epidemia da doença na série histórica registrada pela Prefeitura desde 1998.

Duas pessoas morreram. As regiões Noroeste e Sudoeste são as que concentram o maior número de infectados.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que está “atenta aos indicadores da dengue e mantém um trabalho incessante de combate à doença, incluindo visitas aos imóveis para remoção de possíveis criadouros e aplicação de inseticida quando identifica focos do mosquito transmissor”.

Segundo a pasta, os dados das últimas quatro semanas indicam queda do número de notificações, mas é mantido o “apelo para que a população contribua de maneira permanente com medidas preventivas”

Em abril, o município declarou situação de epidemia de dengue. Duas pessoas morreram – o primeiro óbito ocorreu em 4 de março, e o segundo óbito foi registrado em junho.

De acordo com a prefeitura, as regiões mais preocupantes continuam a ser Noroeste e Sudoeste, onde a incidência de casos por 100 mil habitantes apresenta as maiores taxas.

A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que resultam em desidratação.

Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.

A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.