Ciatox registra aumento no número de casos e mortes por consumo de metanol

Divulgação

O número de vítimas do metanol não para de crescer. Apesar do alerta feito pelo Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) da Unicamp novos casos foram registrados.

Em agosto a instituição divulgou um relatório mostrando que pessoas estão morrendo por ingerir combustível misturado com metanol. A maior parte é de moradores em situação de rua.

Até agosto, dados coletados desde 2016, apontavam 14 casos de intoxicação e agora são 19. As mortes eram 11 e agora são 15. Cinco casos foram registrados desde agosto, com quatro mortes. 

Os casos são referentes a diversas cidades da região administrativa de Campinas já que o Ciatox é referência para uma área que abrange sete milhões de habitantes.  Até o momento foram 5 casos em Campinas, 3 em Sumaré, 3 em Santa Bárbara D’Oeste, 3 em Jundiaí, 2 em Limeira, 2 em Itu, 1 em Araras e 1 em Rio Claro.

Uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (22), em Campinas, buscou levar o debate para a sociedade. Professor da Unicamp, Flávio Bucareti explica o que acontece com as pessoas que consomem o combustível ‘batizado’ com metanol.

Presente ao evento, Carlos Neri, representante da ANP (Agência Nacional do Petróleo) explica que o metanol entra no Brasil por meio das empresas de importação para ser usado pela indústria química e moveleira e é desviado.

O presidente do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) levou até o legislativo uma proposta para que os casos tenham que ser comunicados à prefeitura de forma obrigatória.

O trabalho dos médicos e das agências reguladoras precisa contar com a ação da Polícia Civil, que pode fechar postos de combustíveis que vendam combustível adulterado, além de culpar os responsáveis pelas mortes, como explica o delegado José Carlos Fernandes, diretor da DEIC de Campinas.

O debate realizado no plenário da Câmara de Campinas foi mediado pelo presidente da Casa, vereador Luiz Carlos Rossini.

De Campinas, Guilherme Leal

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeito de tráfico de drogas é morto durante troca de tiros com PM em Piracicaba

Homem é preso após tentar matar mulher em Piracicaba

Homem bêbado agride mulher na Av. John Boyd Dunlop em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.