Governo amplia direito de mulher ter acompanhante em consultas e exames

Imagem: Pixabay

O presidente Lula sancionou lei que amplia o direito da mulher a levar acompanhantes a consultas em hospitais públicos e privados. A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28). Antes, a legislação previa que a mulher poderia ter um acompanhante durante todo o processo de parto. Agora, o direito foi ampliado para qualquer procedimento de saúde, como consultas e exames. A exceção é para atendimentos realizados em centros cirúrgicos e de terapia intensiva que possuam restrições de segurança.

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de novembro e sancionado na íntegra pelo presidente Lula. Durante o debate no Congresso Nacional, os parlamentares ressaltaram a importância da lei para evitar casos de violência contra a mulher, como estupros e importunação sexual.

De acordo com a nova lei, o acompanhante deverá ser maior de idade. Mulheres desacompanhadas em procedimentos com sedação poderão receber o apoio de uma profissional de saúde, indicada pela própria unidade, sem qualquer custo adicional.

A mulher que não desejar ser acompanhada durante a sedação deverá comunicar a decisão com 24 horas de antecedência, por meio de documento assinado. No caso de cirurgias e internações em leitos UTI, só será permitida a presença de uma acompanhante que seja profissional de saúde.

Questionada pela reportagem da CBN sobre a mudança, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que a prática já era adotada pelo município.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Gaeco e Baep prendem empresários em Campinas por plano de execução contra promotor de justiça

Piracicaba confirma segunda morte por febre maculosa em 2025

Vigilância Sanitária identifica bactéria resistente em UTI da Santa Casa de Amparo; local ficará fechado por 72 horas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.