Exposição ‘Cicatrices’ estreia neste domingo na Estação Cultura em Campinas

Divulgação

A artista e historiadora Dalila Zanon realiza a exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” na Estação Cultura, com abertura à visitação neste domingo (19) a partir das 15h. Esta é a primeira exposição das obras de Dalila Zanon, que expressa pela arte a realidade vivenciada em seu ofício como professora de História do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Campinas.

As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico e kintsugi, e outras expressões que dialogam com o trabalho proposto.

Há três anos, em seu processo criativo, Dalila utiliza um livro de história que é seu caderno de artista. Sobre as páginas impressas sobre o Brasil colonial (tema de sua pós-graduação), Dalila propõe uma sobreposição, pintando em giz pastel os retratos que se fundem com as páginas impressas, evidenciando que os sujeitos sempre estão inseridos em um contexto histórico.

Inspiração

Como professora de História do ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Dalila acolhe alunos que estão retomando o processo de aprendizagem mostrando que as histórias de vida individuais são também parte da História.

Em 2022, com uma turma formada predominantemente por mulheres, a dinâmica de compartilhar cartas, documentos, fotografias, músicas e coisas que rememoram momentos importantes nas histórias de vida, professora e alunas se identificaram em várias coisas: no desafio de serem mulheres, no de sustentarem suas famílias, nos cuidados com o outro, mas inseridas em um mundo dominado por homens e que ainda é muito violento com as mulheres.

A exposição tem a curadoria da Profa. Dra Cristina Maria, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras- da do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará-UFCE.

SERVIÇO

Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria.

Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas)

Abertura: 19/11 às 15h.

Visitação: De 20/11 a 12/12, Seg.-sex, das 08h às 19h. Sáb. Dom. e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)

Gratuito

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Ralph Macchio e Jackie Chan unem gerações de fãs em Karate Kid: Lendas

Do clássico de 1984 à releitura em forma de kung fu, em 2010, a franquia Karate Kid atravessou décadas e arrebatou fãs de diversas gerações. Em 2018, a série Cobra Kai trouxe de volta os personagens mais marcantes da trilogia de Daniel San e Sr. Myiagi. Agora, dois dos nomes mais importantes dos filmes estão de volta juntos. Ralph Macchio, como Daniel Larusso, e Jackie Chan, o Sr. Han, são mestres que vão unir as artes marciais em Karate Kid: Lendas.

Encontro de carros esportivos em Americana vai arrecadar alimentos

Americana recebe neste domingo o Americana ExpoCars, encontro de carros esportivos e exclusivos no pavilhão da Fidam. O evento será das 9h às 17h, com entrada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Anti-heróis da Marvel, Thunderbolts chegam aos cinemas esta semana

Mais uma aventura da Marvel estreia nos cinemas neste fim de semana prolongado pelo feriado. Thunderbolts traz a história de uma equipe de anti-heróis que é recrutada para uma missão perigosa. Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker formam o grupo de desajustados e rejeitados que, pegos numa armadilha, são obrigados a embarcar num plano ofensivo que os fará confrontar os maiores traumas e cicatrizes do passado. Prontos para agir a favor de causas duvidosas, os seis parecem ser a escolha errada para lidar com os desafios de alto risco ao lado do governo.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.