Ouça ao vivo

Exposição ‘Cicatrices’ estreia neste domingo na Estação Cultura em Campinas

Divulgação

A artista e historiadora Dalila Zanon realiza a exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” na Estação Cultura, com abertura à visitação neste domingo (19) a partir das 15h. Esta é a primeira exposição das obras de Dalila Zanon, que expressa pela arte a realidade vivenciada em seu ofício como professora de História do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Campinas.

As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico e kintsugi, e outras expressões que dialogam com o trabalho proposto.

Há três anos, em seu processo criativo, Dalila utiliza um livro de história que é seu caderno de artista. Sobre as páginas impressas sobre o Brasil colonial (tema de sua pós-graduação), Dalila propõe uma sobreposição, pintando em giz pastel os retratos que se fundem com as páginas impressas, evidenciando que os sujeitos sempre estão inseridos em um contexto histórico.

Inspiração

Como professora de História do ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Dalila acolhe alunos que estão retomando o processo de aprendizagem mostrando que as histórias de vida individuais são também parte da História.

Em 2022, com uma turma formada predominantemente por mulheres, a dinâmica de compartilhar cartas, documentos, fotografias, músicas e coisas que rememoram momentos importantes nas histórias de vida, professora e alunas se identificaram em várias coisas: no desafio de serem mulheres, no de sustentarem suas famílias, nos cuidados com o outro, mas inseridas em um mundo dominado por homens e que ainda é muito violento com as mulheres.

A exposição tem a curadoria da Profa. Dra Cristina Maria, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras- da do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará-UFCE.

SERVIÇO

Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria.

Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas)

Abertura: 19/11 às 15h.

Visitação: De 20/11 a 12/12, Seg.-sex, das 08h às 19h. Sáb. Dom. e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)

Gratuito

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

BikeCine volta a Campinas com cinema movido por bicicletas

O BikeCine retorna a Campinas, com o cinema ao ar livre totalmente movido por bicicletas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita acontece no Parque Portugal, Lagoa do Taquaral, nesta quinta-feira (23) às 19h.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.