Exposição ‘Cicatrices’ estreia neste domingo na Estação Cultura em Campinas

Divulgação

A artista e historiadora Dalila Zanon realiza a exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” na Estação Cultura, com abertura à visitação neste domingo (19) a partir das 15h. Esta é a primeira exposição das obras de Dalila Zanon, que expressa pela arte a realidade vivenciada em seu ofício como professora de História do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Campinas.

As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico e kintsugi, e outras expressões que dialogam com o trabalho proposto.

Há três anos, em seu processo criativo, Dalila utiliza um livro de história que é seu caderno de artista. Sobre as páginas impressas sobre o Brasil colonial (tema de sua pós-graduação), Dalila propõe uma sobreposição, pintando em giz pastel os retratos que se fundem com as páginas impressas, evidenciando que os sujeitos sempre estão inseridos em um contexto histórico.

Inspiração

Como professora de História do ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Dalila acolhe alunos que estão retomando o processo de aprendizagem mostrando que as histórias de vida individuais são também parte da História.

Em 2022, com uma turma formada predominantemente por mulheres, a dinâmica de compartilhar cartas, documentos, fotografias, músicas e coisas que rememoram momentos importantes nas histórias de vida, professora e alunas se identificaram em várias coisas: no desafio de serem mulheres, no de sustentarem suas famílias, nos cuidados com o outro, mas inseridas em um mundo dominado por homens e que ainda é muito violento com as mulheres.

A exposição tem a curadoria da Profa. Dra Cristina Maria, professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras- da do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará-UFCE.

SERVIÇO

Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria.

Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas)

Abertura: 19/11 às 15h.

Visitação: De 20/11 a 12/12, Seg.-sex, das 08h às 19h. Sáb. Dom. e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)

Gratuito

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

O Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, promove mais uma edição do projeto “Férias no Museu”, com atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. A programação será nos dias 15, 17, 22 e 24 de julho, sempre das 14h às 16h, com foco em cultura, criatividade e educação patrimonial. As atividades incluem oficinas práticas, contação de histórias e jogos, tudo de forma lúdica e acompanhada por responsáveis. O projeto já acontece há mais de 10 anos e busca aproximar o público infantil da história e do patrimônio da cidade, fortalecendo o senso de pertencimento.

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

A Orquestra Sinfônica de Campinas faz neste sábado um concerto gratuito no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A apresentação começa às 18h, com abertura dos portões às 15h. O evento integra a programação dos 251 anos da cidade. O repertório reúne músicas de musicais como Evita, Cats, Frozen e Wicked. A apresentação será ao ar livre e terá transmissão em telão.

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

A franquia Superman já tem quase 50 anos do primeiro filme, com Christopher Reeve. Antes, já havia live-action do Homem de Aço desde 1948. Foram filmadas sequências e relançamentos do roteiro original, com adaptações para cada época, como em 2006. Esta semana, mais um filme do herói estreia, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet. Nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. 

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

A cidade de Jaguariúna recebe nesta terça-feira, 9 de julho, um evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A programação começa às 9h30 no Centro Cultural e é gratuita. Organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura, o evento contará com a chegada de um trem histórico transportando um canhão da época. Em seguida, haverá desfile de viaturas militares, apresentação da Banda Marcial da EsPCEx, exposições temáticas e atividades educativas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.