Familiares de pacientes que estão internados em hospitais de Campinas relatam falta de refrigeração nos quartos em meio às altas temperaturas que a cidade tem registrado nos últimos dias.
Com um irmão internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Beneficência Portuguesa, Valéria Beraldo de Godoi conta que já procurou a ouvidoria do hospital para cobrar o conserto do ar-condicionado, mas não teve resposta. Ela disse que funcionários contaram que o problema já duraria uma semana.
Ela conta que a família até se dispôs a levar um ventilador para tentar amenizar a situação.
Já no hospital da PUC-Campinas o calorão tem sido vivido pelos pacientes na área da internação. Um vídeo feito por um parente mostra pacientes em uma sala sem janelas, ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. Uma senhora internada conta com um mini ventilador portátil levado pela família.
Em nota a assessoria do hospital PUC-Campinas informou que segue a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que não indica a colocação de ventiladores em ambientes hospitalares por oferecerem riscos de transmissão de infecções. E que busca melhorias constantes na infraestrutura e adequação nas instalações, conforme a legislação.
Já o hospital Beneficência Portuguesa confirmou que teve um problema com o ar-condicionado e que o equipamento já esta sendo consertado. Uma parte do compressor quebrou, as empresas de assistência já foram acionadas e ele será consertado ainda nesta segunda-feira. O hospital disse ainda que a UTI tem dois aparelhos de ar-condicionado e negou que a unidade tenha ficado sem ar durante uma semana.