Hospital Mário Gatti pode adiar cirurgias por falta de doações de sangue

Foto: Arquivo/ Prefeitura de Campinas

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti anunciou que pode adiar cirurgias eletivas nos próximos dias em função da queda nos estoques de sangue. O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), está com os estoques em níveis críticos.

José Eduardo Baungartner, administrador da unidade, explica que o banco de sangue atende dezenas de municípios de várias regiões do interior paulista, o que aumenta a demanda de doações. Seria necessária a coleta de 300 bolsas diárias, mas a média tem sido de 80.

Cirurgias de grande porte, que podem precisar de transfusão de sangue, como as oncológicas e ortopédicas, podem ser adiadas no Mário Gatti. A médica Carolina Lima, diretora do serviço de coleta, afirma que a baixa nos estoques também já afeta o atendimento em outros hospitais de Campinas.

Apenas os tipos B+ e AB+ estão com disponibilidade acima de cinco dias, o que é ideal. Os outros tipos sanguíneos têm estoque para menos de dois dias. O administrador do Hemocentro da Unicamp conta como e onde doar sangue na região.

Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos pode apresentar consentimento formal e presencial dos pais. Os doadores também devem pesar mais de 50 quilos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

PM prende homem em Vinhedo após roubo com reféns em farmácia de Araras

Dona de casa de repouso é presa por maus tratos a idosos em Americana

Campinas tem alerta de chuvas fortes, ventos intensos e risco de granizo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.