Após o último feriado de Finados, a CBN recebeu denúncias de furtos nas lápides e túmulos do Cemitério da Saudade, em Campinas, que teve o muro de concreto ‘remodelado’ recentemente pela Prefeitura. Edmilson Barbuti, bombeiro civil, teve itens do túmulo de familiares furtados no último final de semana, e foi orientado a registrar um boletim de ocorrência para relatar os prejuízos. A vítima conta que não é a primeira vez que o túmulo é alvo dos criminosos, e acredita que a situação piorou após a troca do muro de concreto pelas novas grades que cercam o Cemitério da Saudade.
Na última sexta-feira (17), o prefeito Dário Saadi entregou a remodelação arquitetônica do muro do Cemitério da Saudade. Segundo a administração municipal, a obra foi realizada com uma nova concepção que, além de valorizar a arquitetura do local, permite a visualização do interior do cemitério como um museu a céu aberto. O projeto do novo muro foi avaliado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) antes de ser aprovado.
Na ocasião, ambém foram anunciadas ações para reforçar a segurança do local, como a instalação de uma cerca elétrica em toda extensão do novo muro, ampliação das equipes de segurança e instalação de câmeras de monitoramento ligadas à Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas).
A prefeitura afirmou que nos próximos 60 dias será instalada a cerca elétrica em toda extensão do muro, que tem mais de mil metros lineares. No mesmo prazo haverá ampliação das equipes de segurança do cemitério e, até fevereiro de 2024, serão colocadas as câmeras de monitoramento.
A Setec, administradora dos cemitérios municipais de Campinas e seus velórios, afirmou à CBN que não tem como contabilizar os furtos e roubos no Cemitério da Saudade, pois raramente é notificada pelas famílias, e por isso não há esses registros.
A reportagem da CBN também questionou a Guarda Municipal de Campinas sobre o número de furtos registrados no local ao longo deste ano e as ações da corporação para reforçar a segurança no Cemitério da Saudade.
Quanto ao patrulhamento, a GM informou que faz rondas dia e noite na região do Cemitério da Saudade, e que realiza ações para buscar receptadores de materiais como cobre e bronze. Citou que no dia 28 de setembro, a corporação prendeu em flagrante um homem com três placas de bronze com nomes e datas, três molduras que tinham fotos e mais quatro pedaços de bronze que ele tinha furtado do cemitério. Já o número de furtos no local ao longo deste ano, segundo a GM, ainda não foi contabilizado.