Grande parte dos motoristas que frequentam a região central de Campinas acreditam que o número de radares já é suficiente. Alguns acreditam que os equipamentos de fiscalizações eletrônicas passaram do ponto.
A maioria desses motoristas que não são a favor de mais radares na cidade prefere partir da ideia de que as medidas deveriam ser mais educativas e menos punitivas.
Mesmo assim, dados divulgados pela Emdec revelam que de 2022 para 2023 o número de pedidos para a instalação de radar em Campinas cresceu 75,4%. Em todo o ano passado foram 69 solicitações, enquanto de janeiro a outubro deste ano, já foram 121 pedidos.
Segundo o especialista de mobilidade urbana, Prof. Luiz Vicente, explica que a adição de novos radares é necessária, porém, também é preciso realizar um estudo bem embasado para escolher os melhores locais para realizar essas ações.
Campinas tem, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas – 76 em semáforos (avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade); e 68 fixos (excesso de velocidade).
No período de janeiro a setembro de 2023, os equipamentos de fiscalização eletrônica registraram 392.885 penalidades e 654 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares na cidade, o que representa uma média de 1.439 multas/dia e cerca de 2,4 milhões de passagens/dia nos nove meses.
Esses números demonstram que menos de 1% dos veículos que passaram pelos equipamentos no período cometeram infração de trânsito.