Onda de calor: Mogi Guaçu e Jaguariúna têm falhas no abastecimento de água

Imagem: Pixabay

Em Mogi Guaçu, vários bairros estão sem água desde o último sábado (11). Ana Amélia Porto mora no Bairro Itamaracá, e conta que o problema também acontece em bairros vizinhos. Muitos moradores estão sem o suficiente para as tarefas cotidianas e até para o consumo.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Mogi Guaçu afirma que o município registrou nos últimos dias, em razão das altas temperaturas, aumento de 20% no consumo de água, o que reduziu o nível dos reservatórios. Por isso, houve problemas pontuais de abastecimento em diferentes áreas da cidade.

Ainda segundo a autarquia, as estações de tratamento operam regularmente e no limite de sua capacidade. O sistema foi normalizado na noite desta segunda-feira (13), com abastecimento em processo de regularização ao longo da manhã desta terça-feira (14).

Além disso, o município informou que fará a aquisição complementar de água para auxiliar na recomposição dos reservatórios. A orientação é para que a população de Mogi Guaçu economize água e evite desperdício, já que o alto consumo pode voltar a prejudicar o fornecimento.

Outra cidade da região que enfrenta falhas na distribuição é Jaguariúna. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), uma adutora rompeu no último final de semana, mas o reparo já foi concluído. Devido as altas temperaturas registradas nos últimos dias, a administração municipal também admitiu que houve problemas no abastecimento em alguns bairros de Jaguariúna.

Como a reportagem da CBN já relatou na última segunda-feira (13), na Rua José Frazatto, por exemplo, os quatro condomínios que ficam no local estão sem abastecimento desde a última sexta-feira (10). No Bairro Rinaldi, a população também continua sem água. A moradora Angélica Fernandez conta que agora acabou até o reservatório da caixa d’água. A família está sem água para tomar banho, cozinhar e também para o consumo.

Em razão do calor excessivo, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou à CBN que o sistema municipal de abastecimento de água está instável neste período e por isso é de fundamental importância evitar o desperdício e o consumo racional de água. A expectativa é que o abastecimento em Jaguariúna seja normalizado até o final desta semana.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.