Dias ensolarados e previsão de temperaturas acima dos 40 graus. A notícia de uma onda extrema de calor acende o alerta para os cuidados com a saúde, especialmente dos bebês e crianças. Desidratação, cansaço e insolação são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar. De acordo com o pediatra Wagner Feltrin Jr., com os bebês, os cuidados devem ser redobrados, já que eles não conseguem expressar o que estão sentindo. Por isso, os pais devem ficar atentos aos possíveis sinais de uma desidratação.
Os recém-nascidos não devem ser expostos ao sol e ao calor durante os próximos dias, para evitar riscos de insolação e desidratação.Para proteger os bebês e as crianças durante os dias mais quentes, o médico pediatra também orienta usar protetor solar com fator de proteção 50, no mínimo, a partir dos seis meses de vida.
Com as temperaturas acima do normal na região, o cuidado com a saúde das crianças também deve ser redobrado. O médico alerta que a exposição ao sol e às altas temperaturas podem causar problemas como insolação, desidratação, queimaduras solares e, em alguns casos, ser fatal.
Já as crianças acima de dois anos de idade ainda estão criando o hábito de berber água no cotidiano, por isso os pais devem estimular a hidratação de maneira mais frequente.