Piracicaba confirma primeira morte por febre maculosa este ano

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba confirmou a primeira morte por febre maculosa na cidade este ano.

A vítima é um paciente do sexo masculino, entre 30 e 39 anos, que morreu em outubro.

A investigação do local de provável infecção, a partir de agora, fica a cargo da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

No mês passado, a secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso positivo para a doença em uma paciente do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 39 anos, que apresentou sintomas em junho desse ano, com evolução para cura.

Neste ano esta é a segunda confirmação da doença; no ano passado, foram confirmados dois casos e um óbito pela doença; em 2021, foram cinco confirmações e quatro mortes.

O período de maior incidência da febre maculosa é entre junho e novembro, mas em Piracicaba, o rio que corta a cidade exige ainda mais cuidados.

No verão, época das cheias, o cartão-postal atrai muitos piracicabanos e turistas às suas margens. Além das pessoas, o local também é o preferido das capivaras, um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela.

Nas regiões consideradas de risco – além das margens do Piracicaba, desde o bairro Monte Alegre até Artemis, outras áreas identificadas como de maior risco de contaminação da doença são as margens do ribeirão Piracicamirim, a lagoa do Santa Rita, Parque da Rua do Porto e a margem do rio Corumbataí – a prefeitura mantém placas de alerta para a incidência do carrapato.

Pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença.

Em Piracicaba, toda a rede de saúde está capacitada e orientada sobre o atendimento à doença e de casos suspeitos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas recebe 22ª edição da Restaurant Week com tema inspirado na culinária italiana

Polícia Militar abre inscrições para concurso público com 2,2 mil vagas

Idosas são vítimas de sequestro relâmpago após saírem de bar no Cambuí

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.