Campinas vai receber seu primeiro Festival Literário, o Flic@. Serão quatro dias envolvendo atividades voltadas a literatura e representações artísticas e culturais gratuitas. O anúncio do evento aconteceu nesta terça-feira, 14, no Salão Azul da Prefeitura Municipal.
O festival conta com 37 expositores, sendo 31 editoras de todo o país, além da participação de 50 autores independentes, 120 oficinas e um palco para 18 atrações.
De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, objetivo da ação é desenvolver o hábito da leitura na população campineira.
Inclusive, a ideia é de que pessoas de todas as idades possam participar das atividades. Serão disponibilizados títulos para o público infanto-juvenil, adulto, estudantes e até para quem é aficionado pela cultura geek, pelos livros de romance ou por obras de ficção científica.
E pensando nessa inclusão, a Secretária de Cultura de Campinas, Alexandra Caprioli, explica que o evento também contará com uma sala sensorial inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Além disso, no mesmo local, paralelamente, acontece a segunda Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”, com autores negros locais, marcando o Mês da Consciência Negra.
O festival acontece do dia 16 ao dia 19 de novembro, na Estação Cultura. Das 08h às 21h, nos dias 16 e 17, e das 9h às 21h, nos dias 18 e 19. Essa ação faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas, celebrado no dia 08 de dezembro, Dia da Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.