Shefa reverte falência no STJ e retoma recuperação judicial

Foto: Heitor Moreira/EPTV

O Superior Tribunal de Justiça suspendeu o processo de falência da Agropecuária Tuiuti, que arrendou a marca Shefa, que tem fábrica em Amparo, e determinou a continuidade do plano de recuperação judicial.

O fechamento havia sido determinado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em julho.

A decisão do STJ foi dada pelo Ministro Raul Araújo, e considerou que o decreto de falência foi ilegal, pois se baseou em “pretensos indícios de crimes falimentares”, e que não tinha levado em consideração o plano de recuperação judicial.

Em julho, a CBN Campinas teve acesso à decisão de falência, detalhada pelo juiz Fernando Leonardi Campanella. Em 2015, a Shefa já vivia dificuldades financeiras. Foi então que um empresário começou a injetar capital na empresa e ganhou como garantia a posse da marca.

No ano seguinte, a venda da Shefa foi oficializada a um terceiro, mas com duas empresas do empresário que injetava o capital como “garantidoras” das obrigações assumidas pelo comprador. Uma delas também era credora da empresa.

Pouco tempo depois da venda, de acordo com o juiz Campanella, houve o primeiro indício de fraude. O então dono teria prestado garantias para a empresa que era garantidora e credora, para cobrir dívidas passadas no valor de R$ 35 milhões, sem dispor de bens livres pra saldar a dívida.

Em nota, a Agropecuária Tuiuti considera que o principal ponto da decisão que suspendeu a falência foi o de que se deve sempre priorizar a preservação da empresa, possibilitando a superação da crise e incentivando a negociação, e que será possível manter aproximadamente 300 empregos.

Segundo determinação do STJ, a empresa deve dar continuidade às obrigações do plano de recuperação da forma como aprovado pela assembleia geral de credores e homologado pelo juízo responsável, em 2018.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.