O Estado de São Paulo tem 3,5 milhões de pessoas com deficiência. É o que aponta o novo Observatório do Trabalho e Pessoa com Deficiência, fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Unicamp e o Ministério Público do Trabalho de Campinas, e que apresenta uma estimativa da população PcD.
Considerando os dados do Censo 2022 do IBGE, a projeção do Observatório indica que a população com deficiência representa 8% do total de habitantes do estado de São Paulo, que é de 44,4 milhões de pessoas.
Segundo os pesquisadores, a proposta é que o sistema ajude no “planejamento de políticas públicas para a contratação de pessoas com deficiência e reabilitados”.
Do total estimado da população PcD no estado, 1,9 milhão tem entre 16 e 64 anos, faixa etária considerada potencialmente apta para o mercado de trabalho.
Estudo recente apresentado pela equipe da Unicamp mostra que 83,7% das empresas do estado de São Paulo não cumprem a lei de cotas.
Segundo a pesquisa, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais de 2021, das 572 mil empresas do estado de São Paulo, 11 mil se enquadram na legislação (mais de 100 empregados), sendo que apenas 1.811 cumpriam a cota.