Treinados para engolir drogas na capital podem ter ligação com tráfico por Viracopos, afirma PF

Foto: Divulgação

A Polícia Federal acredita haver relação entre as pessoas que eram treinadas na capital paulista para engolir drogas com o tráfico internacional realizado por meio do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
O método é o mais antigo e comum entre os traficantes, e ainda é difícil de ser detectado, segundo o delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, Edson Geraldo de Souza. Para inibir a prática, o terminal passará a contar com scanners corporais .

Na madrugada da última quinta-feira (23), um homem de 24 anos foi preso em São Paulo, suspeito de aliciar pessoas para o tráfico internacional de drogas na capital. Na casa em que ele estava, a Polícia Militar encontrou 33 pessoas que eram treinadas para engolir drogas e transportá-las para a Europa.

Foram apreendidos 36 passaportes e cerca de mil capsulas de pasta base prontas para serem engolidas. Alguns dos moradores da casa contaram à polícia que engoliam cerca de 150 pacotes para viajar ao exterior, principalmente para países como França, Espanha, Holanda e Irlanda. Segundo a polícia, a maioria era do Nordeste e estava em São Paulo há dois meses.

A Polícia Federal de Campinas divulgou nesta sexta-feira (24) um balanço das Operações Sentinela e Falcão Peregrino, que levaram à prisão de mais de 40 pessoas e apreensão de cerca de 230 quilos de drogas entre março e novembro de 2023. Foram 44 flagrantes com 47 pessoas presas, sendo 22 homens e 25 mulheres. Onze são estrageiros.

A PF também fiscaliza, em parceria com a Receita Federal, encomendas postais internacionais que passam por Viracopos. Só neste ano, quase 300 interceptações de cargas com drogas foram registradas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.