A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (17) três homens que estavam desviando e revendendo carnes estragadas que iriam para descarte. O flagrante ocorreu em Indaiatuba, no momento do transbordo da carga. Dois funcionários de uma empresa de transporte desviavam as peças para uma teceira pessoa, que manipulava e processava as carnes, que eram revendidas na região como sendo próprias para consumo.
Na sequência, os policiais do Grupo de Operações Especiais da Divisão de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas encontraram uma chácara, em Sumaré, onde o produto era remanufaturado sem condições sanitárias. As peças eram armazenadas em tambores e caixotes de plástico, que ficavam no chão. No local, a equipe também encontrou produtos que eram usados para ‘mascarar’ a carne estragada, como corantes alimentícios e emulsificante de gordura. A Vigilância Sanitária foi acionada, além do Instituto de Criminalística de Americana.
As investigações devem prosseguir para identificar os estabelecimentos que adquiriam a carne estragada para a revenda. Os três homens envolvidos no esquema foram presos em flagrante e devem responder por furto e receptação qualificados, além de crimes contra a relação de consumo e a saúde pública.