A informação de que Campinas é a cidade paulista melhor pontuada no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2023 de uma associação ligada ao meio ambiente dividiu opiniões entre os moradores.
Alguns entendem que a cidade realmente mereceu a honraria, outros apontam locais que comprovam que ainda tem muito a ser feito.
A ouvinte Edna Fantini acredita que a cidade poderia estar ainda melhor colocada se a população colaborasse com a limpeza urbana.
O ouvinte Marcelo Rodrigues vai na mesma linha e diz que a falta de conscientização das pessoas com relação ao descarte de resíduos afeta o dia a dia de todos.
Campinas foi a mais bem colocada no estado de São Paulo do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2023 . A oitava edição da ferramenta estatística criada para medir o grau de aderência dos municípios brasileiros às diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é gerida pela Associação Nacional de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA).
São analisados como os recursos disponíveis são alocados para implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos com base em parâmetros comparativos.
Entre os municípios com mais de 250 mil habitantes, Florianópolis, em Santa Catarina tem a melhor pontuação no país no ISLU 2023.
Em 2022 Campinas viveu um imbróglio na área de limpeza urbana. Após problemas na licitação, o consórcio Campi Ambiental foi o vencedor do pregão e é o responsável pela gestão dos resíduos sólidos.
Durante o período de validade do contrato, a previsão, só para a coleta manual, é de que sejam recolhidas mais de 526,4 mil toneladas de lixo ou 17,5 mil toneladas por mês.