Campinas tem um dos metros quadrados mais caros do Brasil, segundo o índice Flipe Zap. O levantamento do mercado imobiliário revelou que há bairros onde o metro quadrado custa R$ 15 mil, e trouxe o valor das áreas mais valorizadas e mais baratas para venda na metrópole. Em primeiro lugar no ranking, está o Parque das Universidades, em segundo, o Galleria, e em terceiro, o Swiss Park, que também são os bairros mais caros para locação.
Os números expõem uma grande diferença na comparação com as áreas mais baratas para venda, onde o metro quadrado é encontrado abaixo dos R$ 3 mil, em bairrros como o Distrito Industrial de Campinas, os DICs e a Vila San Martin.
O levantamento também mostra que Campinas teve uma alta acima da média em relação ao valor dos aluguéis. De acordo com a economista do Flipe Zap, Larissa Gonçalves, localização é o principal fator para a valoraização de algumas áreas. Os valores assustam quem veio morar na metrópole. A dona de casa Daniela de Moraes acabou de se mudar com a família de Uberlândia para Campinas, e ficou surpresa com os preços.
Uma das áreas com maior interesse tem sido a região central, que aparece em segundo para locações, e a quarta para venda de imóveis. O estudante Jefferson Almeida, por exemplo, não tem carro, e escolheu alugar um apartamento no Centro pela proximidade com o comércio, mercados e outros serviços
Para locação, segundo o balanço da Flipe Zap, os bairros mais baratos são os DICs/Cohab, Nova Aparecida e Jardim Florence.