A cidade de Campinas vai sediar pelo terceiro ano seguido a terceira edição da Virada Esportiva Inclusiva. O evento acontece do dia 13 até 15 de dezembro na Faculdade de Educação Física da PUC e em duas escolas públicas do município.
O evento será dividido em três etapas e tem como público alvo crianças, jovens e adultos com ou sem deficiências, com idade mínima de 6 anos.
Na quarta-feira (13) a atividade será de teoria e conscientização, com a abertura oficial e a roda de conversa com atletas, tratando das possibilidades de inclusão. Na quinta-feira (14), se iniciam as atividades práticas com pequenas vivências para a sensibilização dos alunos e professores de escolas públicas em quatro modalidades.
Na sexta-feira (15) serão realizadas as atividades no “Espaço Experimentações”, onde o formato de circuito de atividades convida o público a vivenciar, experimentar e se aproximar das modalidades paradesportivas oferecidas pela programação.
No total, serão 11 espaços reservados para: atletismo, parabadminton, basquete em cadeiras de rodas, futebol de 5 (deficientes visuais), rugby em cadeira de rodas, goalball, vôlei sentado, handebol, hóquei indoor, bocha e xadrez para deficientes visuais.
Maceió e Santo André também receberão a Virada Esportiva Inclusiva em 2024.