Um mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer de pele ocorre neste sábado (2), das 9h às 15h, no ambulatório de Dermatologia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Para participar, não é necessário encaminhamento ou agendamento prévio. Os pacientes devem comparecer ao ambulatório (avenida Prefeito Faria Lima, nº 200, no Parque Itália), com documento de identidade ou CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a realização de cadastro dos casos positivos.
Pacientes atendidos no mutirão com suspeita de câncer serão encaminhados, já com agendamento marcado, para consulta especializada, biópsia ou cirurgia. A atividade é uma parceria do Mário Gatti com a disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
A ação integra o Dezembro Laranja, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.
A campanha visa esclarecer diagnóstico em pacientes com lesões de pele que estão crescendo, sangram espontaneamente ou não cicatrizam e os que possuem pintas escuras que estão aumentando de tamanho, cor ou ulceram rapidamente em poucos meses.
O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em cada ano do triênio de 2023 a 2025, o Brasil registrará 220.490 novos casos de câncer de pele não melanoma, o mais frequente, e 8.980 novos casos do tipo melanoma, o mais letal.