A vacina contra o HPV, que previne do papilomavírus humano e é indicada para crianças e adolescentes dos 9 aos 14 anos está em falta em cidades da região. Prefeituras suspenderam a vacinação por falta do imunizante.
Levantamento realizado pela EPTV mostrou que Hortolândia, Campinas Americana, Sumaré e Mogi Guaçu estão com o problema. Em Hortolândia, a vacina está em falta há cerca de uma semana. A Prefeitura informou que a última remessa do imunizante foi recebida no dia 31 de outubro e as doses foram aplicadas até o início do mês de dezembro.
A prefeitura de Americana informou que está sem nenhuma dose do imunizante. Já Campinas disse que tem estoque da vacina, porém, com limitação. Segundo o município neste mês não houve entrega de doses pelo governo estadual e em novembro a entrega foi parcial.
Sumaré e Mogi Guaçu esperam que a situação seja regularizada o mais breve possível. Ambas têm estoque, mas as doses são remanescentes.
O Governo do Estado informou que a responsabilidade pela compra das doses da vacina é do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a última entrega foi realizada em outubro, para utilização das doses no mês de novembro e, de forma imediata, distribuída aos municípios.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que não há desabastecimento da vacina contra HPV. Segundo a pasta, foi autorizada a distribuição de 1,3 milhão de doses aos estados para o mês de dezembro. Destas, 200 mil são para São Paulo.