Convênio entre Campinas e Embrapa deve ajudar Defesa Civil nas áreas de risco

Foto: Enzo Urnhani

A prefeitura de Campinas assinou um convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com o objetivo de mapear, analisar e acompanhar as áreas de risco no município para ajudar nos trabalhos da Defesa Civil. 

De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, serão realizadas capacitações para os engenheiros e técnicos para que as equipes aprendam a utilizar as novas tecnologias. 

Campinas já teve mais de 90 áreas de risco, passou para 74 e hoje são 18 setores, o que equivale a 30 áreas. Essas famílias foram sendo removidas de forma progressiva, já que é muito difícil haver uma denúncia de ocupação de área de risco. 

Segundo o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, normalmente, essas áreas são terrenos da mesma família que foram aumentados. Ele explica que em breve, com essa tecnologia, será possível fazer essas vistorias. 

Atualmente são utilizados seis satélites para os períodos de estiagem, além de oito treinamentos que foram realizados para o controle desses drones. Por meio dessas tecnologias será possível também fazer um trabalho maior no combate às chuvas.

Vale lembrar que o verão, momento do ano com maior incidência de chuva, começa nesta semana e vai até o dia 20 de março. Durante esse período, a Defesa Civil precisa ficar de prontidão para evitar qualquer tipo de problema. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.