O número de pessoas que se autodeclaram pardas subiu 24,9% em Campinas e os que se autodeclaram pretos subiu pra 40,3%. Os dados são do Censo 2022 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em comparação com o levantamento feito em 2010 e foram divulgados nesta sexta-feira (22).
Em todo o país, em 2022 cerca de 92,1 milhões de pessoas (ou 45,3% da população do país) se declararam pardas. Foi a primeira vez, desde 1991, que esse grupo predominou.
A definição da cor ou raça no Censo é feita por autodeclaração. Ou seja, o morador entrevistado identifica a si mesmo de acordo com uma de cinco alternativas: branca; preta; amarela; parda ou indígena.
Leonardo Athias, pesquisador do IBGE, explica que desde 1991 o instituto faz a pergunta sobre a autodeclaração de cor ou raça no censo.
Já com relação a Região Metropolitana de Campinas também cresceu o índice de pessoas que se autodeclaram pretas: 52,13%. Por outro lado, o número de pessoas que se autodeclaram brancas caiu 2,25%. Também houve redução entre quem se declara amarelo: 5%.