O governo federal anunciou nesta terça-feira (12) que vai destinar R$ 10 bilhões para o custeio de obras de transporte do estado de São Paulo, via financiamento do BNDES. Mais da metade da verba será destinada para o trem que ligará Campinas a São Paulo.
Em um evento no Palácio do Planalto que contou com a presença do presidente Lula (PT), e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi anunciado que 64% vão para a construção do trem expresso que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas. Os outros 36% devem ser usados para a compra de trens para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô.
Durante a cerimônia em Brasília o governador Tarcísio de Freitas disse que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será fundamental para fazer projetos como o do trem intercidades finalmente sair do papel.
O presidente Lula afirmou em seguida que os bancos públicos existem para fomentar o desenvolvimento de cidades e estados e para atuar onde a iniciativa privada não quer.
O governador Tarcísio de Freitas ainda afirmou que o estado prepara também o lançamento de um trem que ligará a Capital até a cidade de Sorocaba.