A quantidade de lixo espalhado por um terreno na confluência das ruas Cacilda Navarro Sampaio, Niase Cury Zakia e Rua Um, entre Parque Universal e Parque Via Norte, em Campinas, vem causando transtornos para a população da região.
O motorista de aplicativo Paulo Henrique mora perto do local e passa diariamente pelo terreno, que a cada dia que passa fica mais sujo. Ele acredita que as regiões próximas do centro da cidade recebem um tratamento melhor, principalmente por conta da maneira como é feita a coleta.
Recentemente, Campinas foi a cidade paulista melhor pontuada no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2023 de cidades com mais de 250 mil habitantes, realizada pela Associação Nacional de Resíduos e Meio Ambiente.
A análise identifica pontos como os padrões diferenciados de gestão de resíduos sólidos, e também a quantidade média de resíduos gerada por habitante a cada ano em 101 municípios.
Já Sumaré, por exemplo, ficou entre uma das piores colocadas, na posição 79, com a pontuação de 0,492. Para Paulo, tanto a cidade vizinha quanto as áreas mais afastadas do Centro de Campinas pecam em não ter essa coleta mais eficiente.
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos informou que a área vai ser limpa e receber manutenção até a próxima segunda-feira, 18 de dezembro. O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) fez uma vistoria no local e identificou o ponto de descarte irregular.