Mesmo dia 25 de dezembro sendo feriado, muitas pessoas precisam trabalhar por necessidade ou até mesmo para que outros possam descansar ou ter um conforto durante o Natal.
Há 10 anos, antes das 6h, os pães já estão saindo do forno na padaria onde o Valdecir Ribeiro trabalha há 30 anos, independente da data. O gerente virou peça fundamental entre os funcionários que trabalham de madrugada para que os clientes possam se servir pela manhã.
E para que a água chegue limpa em todas as casas da região, tem gente passando o feriado de Natal trabalhando, já que o Sistema de Abastecimento de Água de Campinas funciona 24 horas por dia. Os turnos são divididos em três: manhã, tarde e noite.
Outro setor que não pode parar em qualquer circunstância é o da saúde. Apesar do trabalho, o clima é diferente. No Hospital PUC-Campinas, a decoração tomou conta do ambiente para melhorar a estadia de quem não pode passar o Natal no conforto do lar.
Mais de 130 enfermeiros deixaram suas famílias para poder atender os pacientes na unidade. Muitos deles enfeitaram até mesmo os uniformes para deixar o ambiente mais natalino.
A Paula Costa e a Joseli Miranda estão trabalhando durante o feriado pela primeira vez nesta unidade. Sempre bem animadas, elas acreditam que esse clima ajuda os pacientes a passarem por esse período difícil.
A dona de casa, Maria Raimunda Pecin, precisou passar o Natal no Hospital já que o marido havia feito uma cirurgia no coração. Como forma de agradecimento, ela levou algumas lembrancinhas para os funcionários.
Essas são algumas das diversas profissões que não para durante o Natal e em tantos outros feriados do ano.