Prefeitura assina projeto de Lei do PIDS nesta segunda-feira

Reprodução/EPTV

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), vai assinar nesta segunda-feira o projeto de Lei que modifica o zoneamento da área do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, na região do distrito de Barão Geraldo.

O projeto vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores, que deve discutir a proposta no ano que vem.

A proposta prevê mudanças importantes, e a possibilidade da construção de prédios com mais de cinco andares, algo que não era permitido até então.

O projeto é polêmico e já foi tema de diversas audiências públicas. Os moradores do distrito afirmam que a mudança de zoneamento vai provocar impactos sobre equipamentos de saúde, educação e mobilidade urbana, e que empreendimentos, como condomínios, tem sido criados na região sem que haja, ao menos, novo viário e equipamentos para que o aumento da população seja absorvido.

No distrito há também a proposta do HIDS, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, conforme explica Patrícia Mariuzzo, coordenadora da componente de comunicação do HIDS.

O PIDS abrange o Polo de Alta Tecnologia e a zona de expansão, o que inclui o HIDS, além da Unicamp, PUC, CNPEM e outras áreas de entidades e particulares.

Com a alteração da permissão de parte do distrito para zona mista, passariam a ser permitidas atividades econômicas comerciais ao lado de residências.

A proposta prevê também a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região, além da ampliação das diretrizes viárias e destinação de áreas públicas, com a priorização do transporte público e modais sustentáveis, como ciclovias e ciclofaixas e estímulo ao pedestre.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Piracicaba faz audiência pública para discutir novo distrito industrial

Assassino de jovem morta em Hortolândia segue foragido

Suspeito de ser armeiro do Comando Vermelho é preso em operação em Rio Claro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.