O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), vai assinar nesta segunda-feira o projeto de Lei que modifica o zoneamento da área do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, na região do distrito de Barão Geraldo.
O projeto vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores, que deve discutir a proposta no ano que vem.
A proposta prevê mudanças importantes, e a possibilidade da construção de prédios com mais de cinco andares, algo que não era permitido até então.
O projeto é polêmico e já foi tema de diversas audiências públicas. Os moradores do distrito afirmam que a mudança de zoneamento vai provocar impactos sobre equipamentos de saúde, educação e mobilidade urbana, e que empreendimentos, como condomínios, tem sido criados na região sem que haja, ao menos, novo viário e equipamentos para que o aumento da população seja absorvido.
No distrito há também a proposta do HIDS, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, conforme explica Patrícia Mariuzzo, coordenadora da componente de comunicação do HIDS.
O PIDS abrange o Polo de Alta Tecnologia e a zona de expansão, o que inclui o HIDS, além da Unicamp, PUC, CNPEM e outras áreas de entidades e particulares.
Com a alteração da permissão de parte do distrito para zona mista, passariam a ser permitidas atividades econômicas comerciais ao lado de residências.
A proposta prevê também a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região, além da ampliação das diretrizes viárias e destinação de áreas públicas, com a priorização do transporte público e modais sustentáveis, como ciclovias e ciclofaixas e estímulo ao pedestre.