A forte tempestade desta quarta-feira em Campinas ‘retorceu’ o asfalto no contorno da Praça Benedito Nivaldo Boscatto, na região da Fundação da Casa Popular. A praça fica no final da Rua Piauí.
A reportagem CBN foi ao local nesta quinta-feira (4) e flagrou trechos do asfalto quebrados e ondulados. Um trecho da guia da sarjeta também se soltou. Moradores disseram que a chuva, que somou 90mm em uma hora, deixou a situação ainda pior.
Carros passam com dificuldade no trecho. Motoristas são obrigados a reduzir a velocidade para não danificar os veículos.
A prefeitura disse por meio de nota que a Secretaria de Serviços Públicos fará os reparos no asfalto, no local, em até 15 dias. E que estão sendo feitas vistorias em diversos pontos da cidade para verificar a manutenção e os reparos necessários.
Em outro trecho da cidade, no cruzamento da Marginal do Piçarrão com a avenida São José dos Campos, funcionários da prefeitura trabalhavam para limpar a lama que foi arrastada pela chuva. A correnteza deixou o entroncamento da rua Iporanga totalmente sujo.
Em pontos que também registraram alagamentos como a avenida Princesa d’Oeste, avenida Norte-Sul e Orosimbo Maia com Delfino Cintra não foram registrados problemas na manhã desta quinta.
Nesta quarta-feira choveu 90,4 mm em uma hora de acordo com registro da Defesa Civil. O estado de atenção é registrado quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1mm.
O Centro e a região Sul da cidade foram as áreas mais atingidas. Segundo a administração municipal, houve nove pontos de alagamentos em vias da cidade, queda de árvores e alterações no trânsito. Foram registrados 15 alagamentos de imóveis nas regiões Sudoeste e Sul de Campinas.
O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristovão, caiu com as fortes chuvas. Ninguém ficou ferido já que as aulas estão suspensas no período de férias escolares.
A Prefeitura de Campinas informou que equipes da assistência social atenderam 14 famílias atingidas pelas chuvas nos jardins Santa Rosa e Ipaussurama. A ação integra a Operação Verão, que reúne ações de diferentes órgãos municipais, sob coordenação da defesa civiL.
No Jardim Santa Rosa foram atendidas 12 famílias, com a distribuição de 21 colchões e 4 cartões Nutrir. A ação se estendeu até as 4h desta quinta-feira. No Jardim Ipaussurama, foram atendidas duas famílias, que receberam um cartão Nutrir, uma garrafa de desinfetante e quatro colchões.